Revigore as suas energias com as águas do Jalapão em Tocantins

Os fervedouros do Jalapão podem tirar do buraco qualquer viajante que perdeu a confiança no ano passado. Aproveite ao máximo a energia das nascentes do Tocantins para renovar seu corpo, alma e sentimentos, e dê as boas-vindas ao novo ano, com certeza será muito melhor que o ano passado! Já que nada pode afundar em fervedouros, aproveite para continuar ao auge da felicidade!


A viagem ao Jalapão inclui paisagens magníficas, dunas de areia dourada, flutuando em fervedouros e cascatas emocionantes. As atrações turísticas mais populares do Jalapão incluem as dunas do Jalapão, cachoeiras da Formiga, Prainha do Rio Novo, Cachoeira da Velha, Serra do Espírito Santo, o mais bonito deles é o Fervedouro que tem uma bela vista. O Jalapão está localizado em meio a um cerrado inexplorado no Tocantins e está sendo avistado por turistas que procuram a poucos dias de distância do centro da cidade grande. O destino é um lugar ideal para relaxar e desfrutar intensamente do contato com a natureza.

Quando Visitar o Jalapão

O Jalapão pode ser visitado o ano todo. O que precisa de atenção são as estações seca e chuvosa. A estação seca no Jalapão vai de maio a setembro, sendo maio a julho o melhor mês para viajar. A precipitação ocorre de outubro a abril e picos em dezembro, janeiro e fevereiro. Embora a temperatura ainda seja elevada, a chuva pode atrapalhar a caminhada, como nas trilhas que cortam o Espírito Santo. Gosto de viajar nos meses menos chuvosos. Saiba mais sobre quando ir ao Jalapão.

Como chegar ao Jalapão
Não há aeroporto na região do Jalapão. O único meio de transporte lá é a terra. Para quem está em outros estados, o ideal é voar até Palmas, capital do Tocantins, e de lá pegar um ônibus para Harapon. A rota principal de Palmas é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, depois a TO-130 até Ponte Alta. O percurso de Palmas a Ponte Alta é totalmente pavimentado e segue trilhas de terra e areia, então faça um 4 × 4. Para quem se dirige a Mateiros, a viagem continua pela TO-255. Veja mais informações sobre como chegar ao Jalapão.
Quantos dias para ficar
Quem quiser visitar o Jalapão encontrará pacotes que variam de dois a sete dias. Basta visitar os principais atrativos em dois dias, mas será muito animado! Para conhecer melhor a região, recomendamos um roteiro de cinco dias no Jalapão (não inclui a noite em Palmas). Portanto, você pode visitar diversos fervedouros, cachoeiras, rafting e canoagem, caminhar pela trilha da Serra do Espírito Santo e até assistir ao pôr do sol na Pedra Furada. Quanto mais tempo, melhor!